Powered By Blogger

REGULAMENTO

REGULAMENTO GERAL



CAPÍTULO I – Das Disposições Preliminares:

Art.1º: O presente regulamento será adotado na 1ª COPA RIO PRETO INTERNACIONAL DE FUTEBOL SUB 17 e deverá ser de conhecimento de todos os participantes.

CAPÍTULO II – Dos Objetivos:

Art.2º: A 1ª COPA RIO PRETO INTERNACIONAL DE FUTEBOL SUB 17 tem como objetivos principais: Promover o intercâmbio desportivo e cultural, competitividade, preparação para a vida, desenvolvimento de futuros desportistas e promover a integração entre todos os participantes.

CAPÍTULO III – Da Participação:

Art.3º: A copa será disputada em categoria única, com atletas nascidos até 1994 (SUB-17). A delegação de cada equipe deverá ser composta por no máximo 30 (trinta) pessoas, podendo ser inscritos até 22 (vinte e dois) atletas.

CAPÍTULO IV – Das Inscrições:

Art.4º: As inscrições, mediante convite, deverão ser efetuadas junto à Comissão Organizadora, somente para equipes que sejam filiadas e participem de COMPETIÇÕES OFICIAIS da FEDERAÇÃO ESTADUAL, CBF ou equivalente , CONMEBOL e FIFA

CAPÍTULO V – Dos Documentos:

Art.5º: Todas as equipes inscritas deverão entregar no dia 17 de Janeiro de 2011 o Formulário de Inscrição, impresso, com todas as informações de atletas e dirigentes integrantes da delegação juntamente com seus respectivos documentos ORIGINAIS para conferencia. Até o dia 12/01/2011 preencher o mesmo formulário no SITE da competição.Alterações a partir dessa data somente com autorização da Comissão Organizadora, por motivo relevante.

            Parágrafo primeiro: Para plenas condições de participação, a entrega de uma Camisa Oficial do clube é parte integrante da inscrição.

            Parágrafo segundo: Qualquer alteração na relação de atletas durante a competição será analisada e decidida pela Comissão Organizadora.

Parágrafo terceiro: Obrigatoriamente ao menos um representante de cada equipe deverá participar do Congresso Técnico.

Parágrafo quarto: Junto com a ficha de inscrição o clube deverá entregar uma relação nominal, em papel timbrado, com nome e CRM do médico atestando as boas condições físicas dos atletas ou atestado médico individual com as mesmas condições.

Art.6º: A veracidade das informações contidas na ficha de inscrição será de inteira responsabilidade do técnico e do diretor da equipe.




Art.7º: Será obrigatória a apresentação de RG original ou Passaporte, de todos os integrantes da equipe, antes de todas as partidas da 1ª COPA RIO PRETO INTERNACIONAL DE FUTEBOL SUB 17. Qualquer outro documento não terá validade.

Art.8º: A comprovação de irregularidade na documentação de inscrição acarretará a imediata desclassificação da respectiva equipe.


CAPÍTULO V I– Forma de Disputa:


Art.9º: O sistema de disputa será o seguinte:

ü  Primeira fase – Rodízio simples: 03 grupos A, B e C (06 equipes em cada grupo);
(Classificam-se os 02 primeiros colocados de cada grupo mais os 02 melhores terceiros colocados).

ü  Segunda fase – Quartas de Final – eliminatória simples
As equipes serão emparceiradas para as partidas dessa fase, e seguintes, obedecendo-se a classificação na fase anterior, conforme tabela.

ü  Terceira fase: – Semifinal/Final – eliminatória simples
      Emparceiramento conforme tabela. Os perdedores serão premiados como            terceiros colocados. Os vencedores disputarão a Partida Final em eliminatória simples.
           
Art.10º: As partidas obedecerão às regras oficiais de futebol, salvo o que se dispõe neste regulamento.

Art.11º:1ª FASE:- As partidas terão a duração de 70 minutos, divididos em dois períodos de trinta e cinco minutos cada, com um intervalo de 10 minutos.
QUARTAS DE FINAL, SEMIFINAL e FINAL = 40 x 40 minutos com intervalo de 15 minutos.

Art.12º: Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos, apenas no primeiro jogo de cada período (manhã ou tarde).

            Parágrafo único: A equipe que não comparecer no horário determinado para a partida, será considerada perdedora por 03(três) a 00(zero), estando sujeita a outras penalidades julgadas pela Comissão Organizadora.

Art.13º: Cada equipe deverá possuir 02 (dois) uniformes de cores distintas para cada partida. Em caso de coincidência de cores entre as equipes, será realizado sorteio e o perdedor deverá efetuar a troca do mesmo.

Art.14º: A equipe que por qualquer motivo, for responsável pelo encerramento da partida, será considerada perdedora por 03(três) a 00(zero), salvo se estiver perdendo por um placar superior, estando ainda sujeita a outras penalidades julgadas pela Comissão Organizadora.

Art.15º: Se devido ao mau tempo ou outro motivo a partida for interrompida, o resultado será mantido se houver decorrido 2/3 (dois terços) do tempo regulamentar. Em caso contrário a partida terá continuidade em dia, hora e local, marcados pela Comissão Organizadora.

Art.16º: Alterações na tabela, somente poderão ser feitas pela Comissão Organizadora, por motivos excepcionais, com notificação às equipes.


Art.17º: Para início ou continuidade da partida, cada equipe deverá ter no mínimo 07 (sete) jogadores em campo.

Parágrafo primeiro: Cada equipe poderá inscrever até 22 atletas por partida.

Parágrafo segundo: A equipe terá direito a realizar até 6 (seis) substituições por partida.

Parágrafo terceiro: No banco de suplentes, além dos atletas inscritos poderão permanecer até 5 pessoas devidamente credenciadas, a saber: técnico, prep. físico, massagista, médico e diretor.

CAPÍTULO VII– Da Classificação e Desempate:

Art.18º: Os critérios de classificação e desempate para a primeira fase serão, pela ordem:
1)    Número de pontos ganhos;
a)    Vitória:    03 pontos;
b)    Empate:  01 ponto;
c)    Derrota:  00 ponto.
2)    Confronto direto (somente entre duas equipes);
3)    Maior número de vitórias;
4)    Maior saldo de gols;
5)    Maior número de gols marcados;
6)    Menor pontuação no Troféu Fair Play
7)    Sorteio.

Art.19º: Nas partidas a partir da segunda fase (Quartas de final, semifinal e final) havendo empate, a decisão será feita através de cobranças de tiros livres da marca penal, conforme a Regra.

CAPÍTULO V III– Dos Recursos:

Art.20º: Após o final da partida a equipe terá 30 (trinta) minutos para impetrar recurso, em formulário apropriado, juntamente com o pagamento da taxa de R$500,00 (quinhentos reais).

            Parágrafo único: A taxa de recurso será restituída à equipe reclamante, caso seja julgado procedente o recurso impetrado.

Art.21º: A equipe que impetrar recurso terá até 06 (seis) horas após o final da partida para apresentar as provas devidas. Esgotado este tempo a comissão dará o recurso como improcedente.

CAPÍTULO IX– Das Penalidades:

Art.22º: O atleta advertido com cartão amarelo perderá condição de jogo a cada série de 03 (três) advertências, ficando suspenso por 01(uma) partida.
         
          Parágrafo único – Caso o mesmo atleta receba cartão amarelo e, na mesma partida, receba posteriormente cartão vermelho, o cartão amarelo não será computado para efeito do art.22º, sendo considerado apenas para pontuação no Troféu Fair Play.




Art.23º: O atleta que receber cartão vermelho será expulso do jogo e perderá condição de jogo para a próxima partida de sua equipe (suspensão automática), podendo esta punição ser agravada conforme a intensidade da ocorrência.

            Parágrafo único: O atleta que agredir qualquer pessoa poderá ser eliminado da competição.

Art.24º: A equipe, ou parte dela, que provocar distúrbio e/ ou agressões a qualquer pessoa em qualquer lugar da área em que estiverem sendo realizados os jogos e /ou as atividades promocionais, poderá ser eliminada da competição e/ou outras sansões aplicáveis pela Comissão Organizadora.

Art.25º: Será de inteira responsabilidade da equipe, os conflitos e distúrbios provocados pela sua torcida, atletas, comissão técnica e dirigente na área dos jogos, de alimentação e de alojamento da copa, ficando sujeitos à aplicação da penalidade do Art.24.

CAPÍTULO X– Da Premiação:

Art.26º: A Comissão Organizadora oferecerá ao final da competição, a seguinte premiação:

  • Equipe campeã:
Troféu e medalhas;
  • Equipe vice-campeã:       
Troféu e medalhas;
  • Equipes 3ª colocadas:        
 Medalhas;
  • Artilheiro:                         
Troféu;
  • Goleiro menos vazado:    
Troféu;
  • Jogador revelação:          
Troféu Chuteira de Ouro;
  • Equipe mais disciplinada:
Troféu FAIR PLAY.


Parágrafo primeiro: Artilheiro – será premiado o atleta que marcar o maior número de gols durante toda a competição.

Parágrafo segundo: Goleiro menos vazado – será contemplado o goleiro que tiver o menor coeficiente de gols sofridos (divisão do nº de gols pelo nº de jogos).

Parágrafo terceiro: Jogador revelação* – será considerado aquele que somar mais pontos, através votação dos técnicos das equipes participantes, em formulário apropriado a ser entregue à Comissão. A pontuação será a seguinte:
a-) 1º Lugar – 13 pontos
b-) 2º Lugar – 08 pontos
c-) 3º Lugar – 05 pontos

O técnico não poderá votar em atletas de sua equipe.
*Havendo empate o desempate será feito pelos votos de 1º, 2º e 3º lugares respectivamente.

Parágrafo quarto: Troféu Fair Play – será entregue à equipe que  tiver menor coeficiente na divisão do nº de pontos pelo nº de jogos, ao final da competição. Cada equipe iniciará o torneio com zero ponto, sendo penalizada com soma de pontos a cada cartão amarelo ou vermelho e expulsão de membros da Comissão Técnica, da seguinte forma:

a-) Cartão Amarelo   =  05 pontos
b-) Cartão Vermelho =  10 pontos
c-) Expulsão de Comissão Técnica = 15 pontos

Serão computados os jogos de todas as fases

CAPÍTULO XI – Troféu “RIO PRETO/PROMISSÃO”:

Parágrafo único: O Troféu “RIO PRETO/PROMISSÃO”, instituído como galeria de honra da COPA RIO PRETO INTERNACIONAL DE FUTEBOL SUB 17 terá a placa do campeão de cada edição inserida em sua base. Estará em exposição na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e sua posse definitiva será da equipe que conquistar o título da Copa por 03 (três) anos consecutivos ou 05 (cinco) anos alternadamente a partir da 7ª edição da extinta Copa Promissão. Ao campeão de cada edição será entregue uma réplica do troféu.

CAPÍTULO XII – Do Desfile de Abertura:

Art.27º: Será obrigatória a participação de todas as equipes inscritas, com um mínimo de 15 (quinze) componentes devidamente uniformizados, devendo ser rigorosamente observado o horário de concentração.

Art.28º: As equipes desfilarão colocadas em ordem alfabética, sendo que a campeã do ano anterior abrirá o desfile e a equipe da cidade encerrará o mesmo.

CAPÍTULO XIII – Das Disposições Gerais:

Art.29º: Cada equipe será responsável pelo seu transporte para o local e durante o evento.

Art.30º: A Comissão Organizadora não se responsabiliza por qualquer acidente ocorrido com atletas, técnicos ou dirigentes, antes, durante ou depois das partidas no período em que o torneio estiver sendo realizado.

Art.31º: As medidas disciplinares serão da competência da Comissão Organizadora.

Art.32º: Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.